Parceiros

@INSTAGRAM

terça-feira, 29 de novembro de 2016

A Chegada



Este post pode conter alguns  spoilers 

A Chegada é baseado em um conto do autor Ted Chiang, e acompanha uma especialista em linguística que é recrutada pelas forças armadas após naves alienígenas pousarem ao redor do mundo. Seu trabalho é descobrir se os extraterrestres vêm em paz ou se eles representam uma ameaça. 
O grande mérito  deste filme é ser um filme de alienígena que não se trata de uma invasão propriamente dita. Praticamente todos os filmes que vemos com aliens são eles chegando e já criando pânico por sair destruindo nosso mundo, mas aqui nós vemos eles chegando e só. Não sabemos o propósito deles aqui e é isso que causa toda a motivação do filme, e diga-se de passagem, o desespero dos terráqueos.  
Os personagens principais se resumem a dois: Dra. Louise Banks e o Dr. Ian Donnelly, sendo Louise a protagonista. Ela especialista em linguística e ele em física os dois formam a dupla que tem a missão de descobrir qual a intensão dos alienígenas. Banks já havia trabalhado para o governo com uma tradução do persa e sendo a melhor no assunto, ao longo do filme você vai percebendo que ela é realmente boa, foi a primeira a ser convocada quando o assunto foi comunicação.  



Louise tem vários flashbacks ao longo do filme e isso vai nos contando um pouco da sua historia, percebemos também que estes flashbacks a deixa bastante abalada. 
Os alienígenas são "heptapods" hepta vem de sete e pod de pés, logo sete pés. A ideia de eles não serem humanoides foi uma grande sacada, pois isso fez com que causa se ainda mais estranhamento a eles. Também foi bastante efetivo na sua forma de linguagem.Por serem uma raça tão diferente da nossa eles desenvolveram uma tecnologia bem diferente da nossa e uma linguagem totalmente abstrata a padrões humanos. 


A linguagem é a cola que une  sociedade, a comunicação é essencial para manter uma sociedade unida e é isso que eles precisam no momento. De maneira muito engenhosa eles mostram que muitas vezes é nas coisas que pensamos não haver importância que reside a resolução para os nossos problemas. A maioria das pessoas nunca parou para pensar como a linguagem é importante para todos os povos, dentro do próprio filme muitas vezes os métodos de comunicação e o porque deles são questionados a Dra. Louise ele mostra que a linguagem muda nossa visão de mundo e que isso tem muita importância.  
A trama se passa de modo lento e isto não é uma coisa ruim. O filme pode até ser considerado simples, pois não acontecem muita coisa no decorrer do filme, mas ele passa muita coisa para o expectador. São duas horas de filmes bem desenroladas, que passam muita coisa para o expectador apesar da pouca ação aparente. 
O clima é bem típico de filme militar e missão alienígena. Tudo muito clichê, mas que passa a sensação de que tudo deveria ocorrer daquela forma, de que aquilo é o protocolo. A trilha musical não chama muito atenção, nada de muito relevante a ser comentado.  
A Chegada é um filme simples, que você vai comendo pelas beiradas até estar satisfeito.